quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O teatro roubando a cena de Porto Alegre

Vestindo Cenas vai conferir os figurinos utilizados no Porto Alegre em Cena. Este evento é um festival internacional de artes cênicas, que está na sua 16a edição, realizado pela prefeitura da capital gaúcha.
Uma das principais atrações da edição deste ano do festival, será a vinda do diretor e cineasta Patrice Chéreau, com duas peças interessantes: La Douleur e Le Grand Inquisiteur.
O teatro gaúcho sera representado por 10 apresentações que disputarão o Prêmio Braskem em Cena.

Programação do Porto Alegre em Cena

As visões de quem faz o Poa em Cena


O corpo em movimento já é bastante expressivo, mas a caracterização com vestes e acessórios torna mais real o personagem e sua personalidade é mais facilmente compreendida pelo público. A atriz formada pelo TEPA, Bibiana Rosito, diz que o figurino é muito importante na hora de compor o personagem, tanto que muitos atores utilizam nos ensaios acessórios ou partes das vestes para sentir a criatura representada.
A criação do figurino é trabalho do figurinista, mas sempre existe uma discussão de ideias entre o produtor, diretor e autor. O ator, normalmente, não intervém no processo criativo, mas em alguns casos pode solicitar alteração no seu look.
Bibiana Rosito está trabalhando no Porto Alegre em Cena como anjo do grupo de atores da peça “Medida por Medida”. Seu trabalho consiste em atender todas as necessidades dos atores e guiá-los pela cidade. A atriz acredita que a fama do festival, bem como o baixo custo dos ingressos contribuam para a lotação das peças.

A peça “Medida por Medida”, dirigida por Gilberto Gawronski, foi uma das mais procuradas, pelo ineditismo de ter sido montada pela primeira vez no Brasil e pelo reconhecido elenco. Nildo Parente volta aos palcos nesta peça, ao seu lado estão: Gustavo Wabner, Luis Salem, Ricardo Blat, Sergio Maciel.
O diretor de produção do espetáculo, Wagner Uchôa, diz que é necessário a amplificação do figurino no texto de William Shakespeare para chegar mais perto do público. Ele disse que a idealização das vestes foi de Gawronski, que foi a Paris comprar acessórios em lojas de sex shop para ajudar a compor o figurino. Antonio Medeiros e Cao Albuquerque são os figurinistas que brilhantemente souberam compor vestes erotizadas e com características clássicas. Para isso, usaram borrachas, metais, jeans rasgado, saias de vinil, cascas de árvores e couros para produzir parte das vestes e recorreram a uma modelagem ampla para remeter ao período clássico.

Veja mais do figurino clicando aqui.

Créditos fotos: Carol Zanini

Nenhum comentário:

Postar um comentário