quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que veste a notícia

foto Antunes by NUNCA É TARDE PARA APRENDER....
Os clássicos terninhos ainda dominam as bancadas.
Foto: Usuário Antunes no Flickr (CC)

Responsáveis pelos modelos dos apresentadores, os figurinistas ganham a cena nas bancadas de telejornais. Por vezes, as roupas dos jornalistas acabam chamando mais a atenção do que a própria notícia, o que pode causar reclamações dos telespectadores. Certas emissoras possuem profissionais para escolher as roupas dos âncoras e dão ideias para não bagunçar o modelito. Outras, no entanto, preferem que os jornalistas tenham escolhas próprias, mas sem exagero.


Fato importante para a televisão, a maquiagem é redobrada em casos de programas de alta definição: não ter olheiras, possuir um cabelo bem arrumado e uma roupa não muito brilhosa já são fatores que ajudam na construção da imagem do jornalista. Os clássicos terninhos ainda ditam a moda nas bancadas, entretanto, roupas mais alegres tem tomado conta do figurino.

Conforme Beto Zambonatto, coordenador de figurino da RBS TV, TV COM e Canal Rural a escolha do figurino do jornalista depende diversas variáveis como o programa que será exibido, posição do âncora, apresentador ou repórter. Segundo ele, o vestuário do jornalista precisa ser coerente e formal para não chamar mais atenção que a notícia. Algumas editorias de telejornais necessita de um desenho diferente em seu figurino. "Programas de telejornalismo, de cultura ou entretenimento são temas que exigem roupas mais adequadas com a ocasião, por exemplo eventos direcionados ao público jovem", afirma Zambonatto.

Em coberturas especiais o jornalista deve se adaptar ao ambiente de trabalho local. "Vestuário é um ritual, uma linguagem que se estabelece, a partir de diversas condições como horário, temperatura, segmento e protagonismo", completa o coordenador.


foto Antunes by NUNCA É TARDE PARA APRENDER....
Figurinos coloridos para descontrair nos telejornais
Foto: Usuário Antunes no Flickr (CC)


Para Ruth Alcantara, graduada em Artes Visuais pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) há espaço para cores mais variadas no figurino de um telejornal, saindo um pouco do tradicional usado pelos jornalistas. “Dá para ser um pouco menos formal, trabalhando com cores mais vivas e modernas”, salienta Ruth.

Marcas famosas costumam vestir os jornalistas e apresentadores da RBS TV, clique aqui para saber mais.

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